- Agenda VFX
- CALENDÁRIO
- Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes em Vila Franca de Xira pela primeira vez
Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes em Vila Franca de Xira pela primeira vez
O Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro) vai decorrer, pela primeira vez em Portugal, no Pavilhão da União Desportiva Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, com o objetivo de promover a consciencialização sobre a diabetes e a importância da atividade física na sua gestão. Entre os dias 17 e 20 de julho, atletas de diversos países irão participar, estando também presente a equipa de futsal portuguesa DiabPT.
Todas as equipas são compostas por pessoas com diabetes, pretendendo-se mostrar que a doença não impede a prática desportiva, para além de se pretender ainda promover a educação para condição de saúde e a importância da atividade física para a sua prevenção. Numa organização da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), João Nabais, o manager e guarda-redes da equipa, referiu em comunicado que “queremos assim mostrar que a diabetes não é uma barreira. Este ano, conseguimos trazer o Campeonato até Portugal, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, o que nos deixa ainda mais felizes”.
O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA), com o apoio da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). O objetivo passa por fomentar a partilha de experiências entre pessoas com diabetes, desfazer mitos associados a esta doença e inspirar pessoas com diabetes a fazer desporto.
Segundo os dados mais recentes, em Portugal, cerca de 1,1 milhões de portugueses entre os 20 e os 79 anos têm diabetes, o que representa 14,1% da população neste grupo etário. Calcula-se ainda que mais de 40% dos portugueses entre as mesmas idades vivem com diabetes ou pré-diabetes. A inatividade física é um fator de risco responsável por cerca de 5 milhões de mortes anuais em todo o mundo, contribuindo para o aparecimento das principais doenças crónicas não transmissíveis, como é o caso da diabetes. E está ainda comprovado que a atividade física tem impactos positivos diretos na saúde, como a melhoria do controlo da glicose no sangue.
Este campeonato é uma celebração da inclusão e superação, mostrando que não existem barreiras e é possível viver plenamente com diabetes.