- Agenda VFX
- CALENDÁRIO
- Exibição do filme “Aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)”
Exibição do filme “Aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)”
Cinema no Museu do Neo-Realismo
21h00
O Museu do Neo-Realismo apresenta no 31 de janeiro, pelas 21h00, o filme “Aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)” de Marianela Valverde e Humberto Candeias, sessão que integra o programa “Realismos Contemporâneos”.
Portugal viveu 41 anos o regime ditatorial do Estado Novo, que prendeu, torturou e levou ao exílio quem se lhe opunha. Através dos testemunhos diretos de alguns familiares dos opositores a este regime ditatorial, faz-se o retrato de uma época e de um país, mas também se abrem novas linhas para o entendimento deste presente. Depois da voz dada aos presos políticos, clandestinos, exilados ou deportados em vários trabalhos anteriores, chegou a hora de ouvir quem também resistiu ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, tantas vezes ainda sem idade para entender e muito menos aceitar as inevitáveis e profundas mudanças abruptas do quotidiano. Filhos, filhas, mulheres, quase sempre e ainda hoje em silêncio.
Esta sessão de cinema tem entrada livre, mediante levantamento de bilhetes, no próprio dia da sessão, na receção do Museu do Neo-Realismo, a partir das 20h00.
Contactos
Museu do Neo-Realismo
Rua Alves Redol, 45 | 2600-099 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 285 626
E-mail: museuneorrealismo@cm-vfxira.pt
Website: www.museudoneorealismo.pt