- Agenda VFX
- GRANDES EVENTOS
- Exposição “Linha de Vida” apresenta visão de três artistas sobre um movimento da vida e da natureza
Exposição “Linha de Vida” apresenta visão de três artistas sobre um movimento da vida e da natureza
3.ª a sábado, 13h00 - 18h00;
Encerra à 2.ª feira, domingo e feriados.
Abriu ao público, a 22 de julho, a Exposição Coletiva de Desenho e Pintura “Linha de Vida” na Galeria Municipal Jovem (GMJ), localizada no Palácio Quinta da Piedade.
Esta é uma mostra expositiva das obras de três mulheres, artistas multidisciplinares que se destacam por usar o desenho e a pintura como forma poderosa de comunicação com o mundo e com o outro. Com perspetivas diferentes, Lígia Fernandes, Inês Nêves e Menu Romeiro apresentam na GMJ obras que vão do abstrato ao figurativo numa exposição que está ligada ao movimento da vida, dos corpos, do natural e das pessoas, desafiando as noções convencionais de representação e oferecendo uma perspetiva crítica sobre a sociedade.
Lígia Fernandes
A artista Lígia Fernandes, nascida em Setúbal, no ano de 1985, possui mestrado em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e um Mestrado e Licenciatura em Economia pela UCP-FCEE. Nas artes visuais dedica-se ao desenho e pintura desde 2014, participando em várias exposições e programas de intercâmbio pelo mundo. As suas obras refletem o íntimo e individual de cada indivíduo, procuram abordar aspetos etnográficos e sociais das comunidades com quem regularmente colabora.
“O meu objetivo é abordar aspetos etnográficos e sociais através da colaboração com as comunidades locais. Gosto de trabalhar com o individual, o íntimo, o quase esquecido”
Inês Nêves
Por sua vez, Inês Nêves, Portuense, nascida em 1995, possui Licenciatura em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto), é mestrada em Arte e Design Têxtil pela Academia de Artes da Estónia (Talín, Estónia). Trabalha como artista desde 2021, e designer gráfica desde 2015.Participou em programas de intercâmbio entre Portugal, Espanha, Suécia, Estónia e Holanda. Numa perspetiva multidisciplinar o seu trabalho foca-se na investigação e interseção entre as artes plásticas, a performance, e a escrita criativa, recorrendo a um processo auto etnográfico, interpretação fenomenológica, antropológica e ecofeminista para transmitir a emoção do desenho do que faz a quem o vê.
“Investigo a prática multidisciplinar através de um processo auto etnográfico, baseando as minhas pesquisas numa interpretação fenomenológica, antropológica e ecofeminista da relação entre corpo, espaço e matéria.”
Manu Romeiro
A artista Manu Romeiro, nascida em São Paulo (Brasil) em 1983, está radicada entre Portugal e Brasil. O seu percurso académico passa por um Mestrado em Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Bacharelato e uma Licenciatura pela Faculdade de Artes Visuais da UNICAMP, estudou Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro. Através da sua observação e envolvimento com o meio procura desenvolver um trabalho de integração ser-humano-cidade-natureza, através do desenho procura cultivar expressões da arte e da vida.
Os trabalhos das artistas têm a linha como trajeto e não como demarcação de divisas e fonteiras.
A exposição está patente até 03 de setembro, com entrada livre.
“Através de diversas linguagens artísticas procuro cultivar a integração entre arte e vida, e através das obras toco as expressões do ser humano, cidade, natureza, num processo de encontro e partilha com o outro, com a sociedade e com o ambiente.”
Contactos
Galeria Municipal Jovem
Palácio Quinta da Piedade - Avenida Dom Vicente Afonso Valente, 26 | 2625-215 Póvoa de Santa Iria
Telefone: 219 533 050
Email: juventude@cm-vfxira.pt , patiodajuventude@cm-vfxira.pt
Entrada livre.